AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIAS

 

Se trata de um processo técnico para o levantamento de informações para melhor compreensão das características psicológicas da pessoa, com escopo de viabilizar o quanto pretendente para a cirurgia, bem como se está preparado para o procedimento e processo pós-cirúrgico. Além disso, verifica a capacidade do paciente em reorganizar os seus hábitos de vida e lidar com as adversidades.

 

Portanto é importante olhar para esse indivíduo como um ser total e averiguar se ele está realmente preparado tanto para uma intervenção invasiva como também para essa sua nova fase de vida. Nesse rumo, o Conselho de Medicina estabeleceu uma resolução onde o médico precisa ter uma avaliação multidisciplinar sobre as condições físicas/psíquicas/emocionais do paciente antes de operá-lo.

 

É crucial mencionar que seja qual for o motivo de optar pela cirurgia, com certeza sempre estão presentes fatores emocionais ligados a causa ou as consequências que o levaram optar pela cirurgia como: ansiedade, compulsão, baixa autoestima, dentre outras.

 

A avaliação psicológica é parte fundamental nesse processo e seu laudo irá atestar se o indivíduo está psicologicamente e emocionalmente preparado para realizar a cirurgia e todas as mudanças decorrentes dela.

 

Realizamos avaliações com emissão de laudo para cirurgias como: bariátrica, vasectomia, laqueadura, mudança de sexo, estética entre outras.

 

Oportuno se torna mencionar que nos casos de cirurgias como: vasectomia, laqueadura, estéticas entre outras, a avaliação psicológica desempenha um papel fundamental para estabelecer se o paciente está preparado psicologicamente tanto para o procedimento cirúrgico como para as mudanças que irão ocorrer posteriormente.

 

Posto isso, o trabalho é finalizado com a emissão de um laudo atestando se o indivíduo está saudável psicologicamente, para enfrentar as mudanças que irá vivenciar com o resultado de sua escolha.

 

Duração do trabalho: 4 encontros que poderão ser agendados de acordo com a urgência do paciente.

 

cerebro.03