São considerados resilientes as pessoas que mantém boa capacidade de recuperação após passam por dificuldades.

 

Por exemplo: O resiliente seria aquele que, mesmo quando perde o emprego, morre o amigo, a esposa pede o divorcio, repete na escola, ainda assim, continua sua busca por soluções ou formas de adaptação às novas realidades.

 

A palavra Resiliência vem do Latim: Resilire, que significa recusar, voltar atrás. Na psicologia, significa voltar ao estado anterior. Em física Resiliência se refere a capacidade que um material tem em suportar grandes impactos de temperatura e pressão, se deformar ao extremo, mas pouco a pouco conseguir se recuperar e voltar à sua forma anterior.

 

Ou seja, resiliência é a capacidade que um material tem de se deformar inteirinho, quase “morrer”, para então conseguir ir voltando ao que era antes e se refazer e se reconstruir. Esse termo passou por uma adaptação nas ciências humanas e hoje representa a capacidade de um ser humano de sobreviver a um trauma, a resistência do individuo , não só a resistência física, mas a visão positiva para se reconstruir.

 

Alguns gostariam de desenvolver resiliência e se perguntam: será esta uma característica desfrutada apenas para as pessoas que são naturalmente assim ou outras pessoas conseguiriam desenvolve-la? AGENDE SUA SESSÃO E VOU TE ENSINAR COMO !

 

logo PSICO preto e branco FUNDO TRANSPARENTE

Canal no YouTube

Olá, gostou dos nossos cursos, tem alguma dúvida ? Preencha o formulário e ligamos para você