Quando temos pensamentos obsessivos, a nossa energia concentra-se neles e quanto mais pensamos, mais presentes eles estão. Por isso, é importante aprender a libertar estes pensamentos para poder cuidar da sua saúde.

 

Pensamentos persistentes e negativos são comuns no distúrbio de ansiedade e no medo constante de fracassar. A ansiedade, em muitas pessoas, tem a ver com uma característica de perfeccionismo e em querer ter tudo sob controle para não falhar.

 

A pergunta seguinte seria: “Porque será que tantas pessoas têm tanto medo de fracassar? Se crescemos a aprender pela tentativa e erro, como quando aprendemos a andar e caímos tantas vezes e só depois dessas tentativas é que começamos a andar bem, não é? Então de onde vem esse medo de falhar?”

 

A educação e as experiências do passado podem estar na base de muita ansiedade desde crianças. Quantas crianças aprendem que nunca podem ser menos ou não serem os melhores como sinónimo de fraqueza ou fragilidade? Existem famílias onde os mais significativos (pais e outros de maior significado para as crianças) são pessimistas e a vida é sempre vista como uma dificuldade e com pessimismo, ou pais exigentes. O difícil e complicado são as palavras que as crianças ouvem. Ao ouvir que não sendo boas no que fazem e na perfeição podem ser excluídas dos demais.

 

Fracassar é, sem dúvida, o medo mais consistente das pessoas ansiosas. E na tentativa de serem aceites e reconhecidas esquecem-se de viver realmente a vida e saborearem os momentos e as experiências com todas as riquezas que elas possam dar.

 

Olá, gostou dos nossos cursos, tem alguma dúvida ? Preencha o formulário e ligamos para você