TRANSTORNO DA IMAGINAÇÃO - MITOMANIA

 

A atividade imaginativa é muito comum em todas as idades, e dá ao sujeito uma sensação agradável, pois é um meio de livrá-lo do sofrimento e das limitações do cotidiano.

 

No entanto, quando essa atividade é muito intensa, o sujeito pode ter dificuldades em diferenciá-la da realidade, o fazendo mentir compulsoriamente, tentando suprir aquilo que falta no seu existir, seja criando uma identidade que não possui para impressionar e buscar o reconhecimento alheio - bem comum em redes sociais - ou até mesmo criar histórias para prejudicar e manipular os outros.

 

Em crianças a mitomania é considerada menos patológica devido à imaturidade mental e a inclinação que elas possuem pela fantasia. Porém, se esse hábito se tornar repetitivo sem motivos, isso pode ser um alerta para problemas associados à baixa autoestima e a uma possível compulsão pela mentira.

 

Essa compulsão pode gerar diversas consequências na vida do sujeito, como a exclusão social, perda de emprego e até mesmo a perda do controle financeiro para ostentar um marketing existencial imaginativo.

 

mitomaniaa

Olá, gostou dos nossos cursos, tem alguma dúvida ? Preencha o formulário e ligamos para você