O sistema límbico possui diversas estruturas responsáveis por controlar as respostas fisiológicas diante de determinados estímulos.

 

A amígdala é uma pequena estrutura encontrada dentro desse sistema que está relacionada aos comportamentos emocionais, tendo grande importância nas reações ligadas ao medo e a ansiedade.

 

O sequestro da amígdala é uma reação emocional imediata e desproporcional ao estímulo que a desencadeou, ou seja, é aquela sensação de perda de controle por estar tomado por uma emoção muito forte, fazendo com que o sujeito reaja a situações de forma explosiva ou exagerada, como pedir demissão no trabalho por causa de algum desentendimento, agir com grosserias em momentos de raiva, ou qualquer atitude impulsiva causadora de possíveis arrependimentos.

 

Essa reação emocional acontece porque a amígdala rouba a ativação de outras áreas cerebrais responsáveis pelo pensamento lógico, fazendo com que o sujeito não consiga pensar direito quando está emocionalmente perturbado.

 

Por outro lado, há indivíduos que são mais resilientes em situações estressoras, isso se dá por conta da ligação do cortéx pré-frontal à amígdala, que inibe a mesma, conseguindo assim acalmar os sinais associados às emoções desagradáveis.

 

É importante pontuar que através da psicoterapia as reações emocionais podem ser trabalhadas e modificadas, aumentando a qualidade de vida do sujeito, auxiliando no seu crescimento pessoal, desenvolvendo sua inteligência emocional e o tornando mais resiliente.

Olá, gostou dos nossos cursos, tem alguma dúvida ? Preencha o formulário e ligamos para você