COMO LIDAR COM SEU FILHO ADOLESCENTE SEM AFASTÁ-LO DE VOCÊ (13 DICAS)

Para a grande maioria dos pais a adolescência é considerada uma fase difícil e complicada de lidar com seus filhos, no entanto, o que mais espanta os pais dos adolescentes é saber como devem agir. Oportuno se torna mencionar que a adolescência é período repleto de mudanças e atribulações, se inicia entre os aproximadamente aos 10 anos e termina em mais ou menos aos 20 anos.


Neste período igualmente se observa o quão é difícil para os próprios adolescentes, já que há muita agitação de sentimentos, segurança, autoestima e instabilidade de humor. Normalmente os adolescentes oscilem entre comportamentos adultos e infantis, entre o período de agir com responsabilidade e em outros de modo irresponsável. Contudo, a família deve aprender a se comunicar e a respeitar os outros.

 

13 DICAS DE COMO LIDAR COM SEU FILHO ADOLESCENTE:

 

1. Dê total atenção quando seu filho quiser conversar e reserve o momento para ele. Não leia, assista TV ou mexa no celular enquanto estiver conversando com ele.
2. Ouça com calma e, mesmo que não concorde, não dê lição de moral.
3. Fale com ele de modo educado, se você agir de modo agressivo com ele, seu filho achará normal ser assim com outras pessoas.
4. Evite fazer julgamentos, você não precisa concordar com ele , mas tente entendê-lo.
5. Abra espaço para que seu para que seu filho fale sobre suas ideias , trabalho, sexo, amor e baladas, assim você se saberá o momento de dar ou não credibilidade ao seu filho.
6. Ajude-o a acreditar no seu próprio potencial, ressalte as características positivas o incentive ao esporte, artes, música, dança…
7. Não insista em conversar na hora da raiva, deixe para conversar quando pais e filhos estiverem mais calmos , aproveite o período para pensar na atitude que irão tomar.
8. Não meça forças, os pais devem ser firmes com seus filhos , mas cuidado para que não se perca o respeito.
9. Dê bons exemplos, os adolescentes costumam se espelhar e reproduzir comportamentos.
10. Seja claro. Adolescentes precisam saber exatamente o que se espera deles e que consequência terão se desobedecerem.
11. Seja coerente; se você ignorar um erro de seu filho numa semana e castigá-lo na seguinte por um erro parecido, isso poderá confundi-lo.
12. Seja razoável; mostre flexibilidade por conceder a seu filho mais liberdade, conforme ele merecer.
13. Preocupe-se com o caráter de seu filho, seu objetivo não é apenas fazer seu filho lhe obedecer , mas ajudá-lo a desenvolver uma consciência saudável.

 

A COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL SÃO FUNDAMENTAIS


Ao dar espaço para que seu filho, ele irá aprender por sua própria experiência, seus acertos e erros. À medida que os experimenta, aprenderá a assumir mais responsabilidades, intervindo em casos nos quais o adolescente se propõe a fazer algo perigoso ou ilegal. Exponha para ele as vantagens e desvantagens de seus atos e as consequências que poderão ser geradas.


Para concluir, tente entendê-lo antes de criticá-lo, trate-o da maneira como gostaria de ser tratado, busque o diálogo sempre que possível e aproveite os momentos de lazer para terem as conversas relaxadas. A amizade é a melhor base para o funcionamento da familiar.

 

Konfest PNG JPG Image Pic Photo Free Download Royalty Unlimited clip art sticker happy friendship day greeting wishes best friends forever symbol celebrate kids cartoons 102

Canal no YouTube

Olá, gostou dos nossos cursos, tem alguma dúvida ? Preencha o formulário e ligamos para você