mais-informacoes agende-sua-consulta

 

Autoestima

A autoestima significa o quanto a pessoa se estima, quanto amor tem a si mesma, como ela vê sua imagem, alguém feliz ou triste, feia ou bonita, como se autoavalia, capaz ou incapaz, de sucesso ou insucesso. A baixa autoestima vem principalmente da crença de que não se pode errar. Muitos pacientes apresentam pensamentos de que não são capazes e que nunca serão como as outras pessoas, por ele consideradas melhores.

O quanto o indivíduo ama a si mesmo determinará em muito a sua forma de portar-se frente ao mundo, perante a si mesmo e as outras pessoas. Determinará o quão forte será, o quanto suas próprias idéias, pensamentos e sentimentos o conduzem, o fazem se mover em busca de seus objetivos, e o quanto os outros influenciam de uma maneira negativa ou positiva em sua vida , e as implicações dessas assimilações.

A cultura social e principalmente religiosa enfatiza e pode nos levar a agir muito direcionado ao "próximo", dando-lhe um valor demasiado, podendo influenciar em nossas atitudes e pensamentos em detrimento do eu. Sem dúvida, é importante respeitar o outro, fazer a ele o "bem", amá-lo, aceitá-lo como é, e ouví-lo, porém deve-se ter a justa medida, o equilíbrio para que o eu não seja suplantado. Fazer ou sacrificar-se pelo outro e esquecer de si mesmo não é saudável. As vezes a pessoa é tão influenciada a ponto de perder sua própria identidade ou camuflando a que tem. Quando se estima ou se ama apenas o que o outro tem ou é, não olhando a si mesmo, a probabilidade de decepções é maior.

Trabalhando com a hipnose e alguns conteúdos advindos da filosofia, pode-se desenvolver no indivíduo pensamentos direcionados a valores morais, afetivos, virtudes humanas, entre outros. Dando-lhe condições da busca de si, do que gosta, o que lhe faz bem, e até mesmo pensar sobre o porque de certas escolhas, transformando dificuldades em possibilidades. Quanto mais coisas nos fazem bem e nos dão prazer, maior será a probabilidade de sermos felizes e termos uma autoestima elevada.

mais-informacoes agende-sua-consulta