mais-informacoes agende-sua-consulta

 

Medo de falar em público

A palavra medo, vem do latim metu, que significa um sentimento de grande inquietação frente a possibilidade de um perigo real ou imaginário. O medo de falar em público é uma fobia social que envolve fatores emocionais, como a insegurança sobre o material a ser apresentado, perfecçionismo, como será avaliado pelo público, nervosismo, ter esquecimentos na hora de falar ou achar que não sabe o suficiente. Isso tudo acompanhado de intensa ansiedade e sofrimento. Normalmente os sintomas incluem taquicardia, respiração ofegante, sudorese, tremores no corpo e uma dificuldade na verbalização.

Múltiplos fatores influenciam o receio de falar em público, este que acomete grande parte da população mundial. Para se ter uma idéia, o medo de falar em público se equipara ao medo da morte. Fatores psíquicos, culturas e sociais, associados ou não, é que influenciam na intensidade deste medo. Qualquer pessoa, por mais experiente que seja, pode ter um certo medo ou ansiedade, a questão, é como esta pessoa lida com isso. É importante ter claro o que, como, porque e para quem será falado.

Na hipnose, diferentes instrumentos e técnicas podem ser utilizadas para a superação desta dificuldade. Necessário será, observar o histórico do problema, quando começou e porque se manteve, ou seja, fatos associados ao medo. Pensamentos e sentimentos associados. De posse destas informações é possível um diagnóstico mais preciso e um prognóstico mais efetivo. Além de usar de hipermnésia e regressão de idade, para conhecer melhor as causas e ressignificar. Pode-se desenvolver aprendizagens no presente que possibilite a superação do problema, com isso, leva-se o paciente ao futuro, criando possibilidades de sucesso ao falar em público.

mais-informacoes agende-sua-consulta