mais-informacoes agende-sua-consulta

 

Tensão Pré-Menstrual

A Tensão Pré-menstrual (TPM), se trata de um transtorno, sendo que ocorre no período em que antecede a ovulação da mulher. Também se caracteriza por grande ansiedade, fortes dores musculares, muita dor de cabeça, inchaço, depressão, hostilidade. As mulheres se tornam muito agressivas nesse período com frequentes instabilidade afetiva, choro fácil, fadiga, ganho de peso, certo desinteresse pelas atividades cotidianas, insônia, alteração no apetite. Entre inúmeros outros sintomas que varia para cada indivíduo. Estes são causados por uma alteração hormonal, aliado ao metabolismo próprio de cada mulher, hábitos alimentares, stress e estilo de vida.
Nesse raciocínio, podemos argumentar facilmente que a TPM é considerada uma doença e por assim ser, é psicossomática, ou seja, o pensamento ou a psique provocando impactos no corpo, ao mesmo tempo em que o corpo também impacta no emocional. Contudo, sendo uma doença que pode se iniciar na fase da adolescência e se estender até a fase adulta. Muitas vezes, por apresentar os sintomas típicos, as mulheres não são compreendidas e até mesmo ridicularizadas, sendo motivo de comentários impróprios.
A tensão pré-menstrual se apresenta de diferentes formas, ora com intensa ansiedade, ora com consequências desta, em outros momentos uma compulsão alimentar descontrolada, principalmente por doces e seus derivados. Vale destacar que também pode apresentar a depressão; inchaço e dor nos seios, além de dores musculares nas pernas.
No tratamento com a hipnose, é importante salientar, que devemos trazer o histórico da paciente para saber quando começou, o ambiente que aconteceu e o que está mantendo os sintomas. Desta feita, a técnica que poderá ser utilizada inicialmente é o relaxamento, principalmente com pacientes ansiosas, tensas ou estressadas. Portanto, além das técnicas de hipnose para transformar conceitos e crenças internas, que estão causando o impacto da doença. Trabalhar a mudança do estilo de vida e a forma com que lida com as diferentes situações no dia-a-dia. Objetiva buscar um equilíbrio e um autoconhecimento que lhe darão a possibilidade de viver melhor.