Big Brother Brasil 2021 está escancarando a geração atual, a qual chamamos de “geração floco de neve”. A geração em que tudo é ofensa, persecutoriedade e paranóia. Não se tolera a diferença, não existe brincadeira, quer ser no sarcasmo, quer seja por ato falho de linguagem ou qualquer outra maneira. Hoje, vivemos com a sensação de medo e sentindo uma ameaçada constante, em um vitimismo exacerbado onde pede-se desculpas por existir.

 

Aquela sociedade em que seu bem-estar é responsabilidade do outro - já que a função dele é lhe servir e cuidar. Todo desconforto é um trauma, qualquer sopro despedaça o ego, experimentando uma permanente fuga da realidade. Donos da razão em um mundo rígido de supostas verdades absolutas. Um apocalipse imaginário, onde é preciso atacar para se defender do inimigo, cujo grande crime foi pensar diferente. A necessidade de aprovação a todo vapor, criando personagens que se confundem com a identidade. A crença de que é possível viver um eterno princípio de prazer, onde não existe a falta ou a insatisfação. Acreditar em uma vida idealizada de zero defeitos e fadas sensatas. Um discurso de desconstrução. Mas afinal, o que eles estão construindo mesmo?

 

Já dizia um provérbio que tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos - e homens fracos criam tempos difíceis. E nossa vida nunca foi tão fácil: tudo está na palma da mão. A informação, o conhecimento, as relações, a comida, as compras, o transporte, o mundo – ali, em alguns cliques. Sim, a vida melhorou muito, mas nem tudo que faz sentir bem, faz bem.

 

Jamais podemos deixar de considerar que FALAR O QUE SENTE E EXPRESSAR SUAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS é o ideal a fazer em qualquer situação em nossas vidas, pois, só assim seremos compreendidos. Contudoninguém mágoa ninguém, pessoas se magoam sozinhas dentro de sua própria subjetividade. Se algo que alguém faz ou fala me causa algum sofrimento é o momento em que minha subjetividade diz que preciso superar essa dor.

 

Estamos gerando, com toda essa facilidade, a geração frágil, cujo sintoma principal é a intolerância à frustração - exatamente pela facilidade que não permite conviver com ela. Uma geração que não sabe esperar, porque tudo é rápido. Que não sabe ser contrariada, porque tudo pode. Que não consegue colher, porque não aguenta o processo do plantar.

 

Oportuno se torna mencionar sobre a ciência da vitimologia, que é o estudo da vítima no que se refere à sua personalidade, quer do ponto de vista biológico, psicológico e social (biopsicossocial), quer o de sua proteção social e jurídica, bem como dos meios de vitimização, sua interrelação com o vitimizador e aspectos interdisciplinares e comparativos.

 

Citamos no início do texto sobre GERAÇÃO FLOCO DE NEVE, sendo assim, (do inglês Snowflake Generation) é uma expressão usada para caracterizar os jovens adultos da década de 2010 como sendo mais propensas a se ofenderem e menos resistentes do que as gerações anteriores, ou como sendo emocionalmente muito vulneráveis para lidar com pontos de vista discordantes dos seus. A expressão provavelmente se originou nos Estados Unidos e entrou em uso mais amplo no Reino Unido em 2016.

 

E essas pessoas não são só os participantes do Big Brother Brasil 2021. São nossos governantes, empresários, professores, funcionários. Nossos amigos, familiares, talvez até nossos filhos. Vivemos em sociedade, dependemos uns dos outros e o outro nos impacta. No fim, somos um grande Big Brother Brasil.

 

E você? O quanto você está fortalecido para os tempos difíceis que estão por vir, criados por essa geração frágil? Como irá se preparar para o caos?

 

PORTANTO, precisamos ter responsabilidade emocional e ter empatia, cuidado com o sentimento alheio e saber se colocar no lugar do outro. A autorresponsabilidade emocional, é assumir as nossas emoções sem colocar a culpa no outro, é entender que o outro fez algo que te magoou deve ser resolvido diretamente com ele, com maturidade e responsabilidade de maneira restaurativa e cívica, aprendendo a lidar com a sua mágoa e com o seu sentimento, sem culpar o outro.

 

livro HIPNOSE NO TRATAMENTO DO CÂNCER

Olá, gostou dos nossos cursos, tem alguma dúvida ? Preencha o formulário e ligamos para você